Pergunte ao Luthier #6 - Tarraxas e o encordoamento correto.

Postado por GuitarZin Luthier | Marcadores: ,

Quem não gosta de ter o instrumento sempre afinado e pronto para tocar não é mesmo?

Uma das coisas que recebemos bastante aqui na luthieria são instrumentos com má enrolamento do encordoamento nas tarraxas. E a pergunta que alguns sempre nos fazem: "Existe maneira correta de enrolar as cordas na tarraxa?" e também "O que isso influencia no instrumento? e a afinação como fica?"
Tantas perguntas relacionadas as tarraxas e como encordoa-las corretamente.

Exemplo de Enrolamento incorreto.
Exemplo errado de enrolamento do encordoamento.

Para início de conversa, a tarraxa além de ser um dos responsáveis para manter a boa afinação do instrumento, se má enrolado o encordoamento nela perde a performance em manter o instrumento afinado e até mesmo pode vir a sofrer avarias graves. 

Geralmente para explicarmos melhor o processo de encordoamento iremos usar dois modelos mais conhecidos de guitarra: Stratocaster (Poderia ser Telecaster tb) e Les Paul (Abrangendo a SG e pontes fixas).

No caso das guitarras tipo Stratocaster onde possuímos geralmente um rebaixador de cordas preso no headstock temos que ter cuidado com a pressão das cordas perante a pestana (também chamado de nut) do instrumento.

A formula de voltas ao redor do pivô da tarraxa em uma guitarra tipo Stratocaster é simples:

  • Começamos da 6ª Corda (Mizona): 03 voltas, pois essa corda irá ficar muito próxima a pestana e a pressão entre bends ou até mesmo alavancadas causa maior movimentação do encordoamento então ele precisa estar bem ancorado na tarraxa;
  • 5ª Corda (Lá): 03 voltas também;
  • 4ª Corda (Ré): Aqui a distância do encordoamento perante a pestana começa aumentar então precisaremos ancorar a corda com mais voltas, recomendamos 04 voltas. Se no modelo de guitarra houver rebaixador poderá ser mantido 03 voltas também, pois o rebaixador já reforça a pressão da corda na pestana;
  • 3ª Corda (Sol): A corda sol por si só é uma das que mais desafina e em alguns modelos de strato não possui rebaixador, sem o rebaixador é necessário dar maior ancoramento para que não desafine com os bends, recomendamos de 04 a 05 voltas dependendo do calibre do encordoamento. Se houver rebaixador poderá ser somente 04 voltas.
  • 2ª e 1ª Cordas (Sí e Mizinha): A maioria dos modelos Strato do mercado tem o rebaixador para aumentar a pressão destas duas cordas. Então o recomendado seriam de 03 a 05 voltas, conforme o calibre utilizado.

Guitarras modelo Les Paul/SG geralmente com tarraxas 3+3 recomendamos:
  • 6ª, 5ª e 4ª Cordas (Mizona, Lá e Ré): 03 voltas será o suficiente para um bom ancoramento.
  • 3ª, 2ª e 1ª Cordas (Sol, Si, Mizinha): 04 voltas já ajudará a manter a afinação.

Comentários (0)

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim continuar trazendo conteúdos bacanas.