Série: Guia Completo #0 - Tipos de Cordas (Parte 1)

Postado por GuitarZin Luthier | Marcadores: , ,

Uma das maiores maravilhas proporcionadas pela tecnologia é a diversidade de produtos que encontramos atualmente para dar aquele UP no timbre do instrumento.

Iniciando o novo tópico do blog, Guia Completo, onde iremos abordar especificações dos produtos e tentar passar informações úteis para ajudar a escolher ou até mesmo entender o funcionamento para tirar o melhor que ele pode lhe proporcionar. Hoje meus amigos iremos falar sobre os tipos de cordas que podemos encontrar. Cada qual para um tipo de gosto de estilo musical e/ou tipo de timbre específico que proporciona.

Antes de mais nada, precisamos entender as principais características que definem a corda. Essas características são responsáveis pelo timbre, brilho, peso, ataque, sustentação (sustain) e etc.

Vejamos as principais:

  • Calibre;
  • Metais;
  • Núcleo;
  • Método de enrolamento;
  • Revestimento.

Calibre (Tipo de Tensão):

O Calibre definirá a espessura do encordoamento e com isso a pegada que ele proporciona. Por exemplo um encordoamento considerado super light (alguns encordoamentos tem a denominação de extra light), tem o toque super leve como o nome mesmo diz, pouquíssima sustentação (sustain) e geralmente ataque um pouco mais acentuado que um encordoamento do tipo light ou mais pesado.

Dentro do contexto de calibre vemos geralmente a numeração e pouquíssimas vezes por extenso a característica do calibre.

Exemplos:

Super Light: Super Leve e sua numeração é 009: Começando da 1ª corda até a 6ª: .009, .011, .016, .024, .032, .042. Este exemplo é o calibre padrão, existem encordoamentos específicos do tipo híbrido onde podem vir com bordões (cordas grossas) e primas (cordas finas) com diferenças.

Cordas padrão 009








Light: Encordoamento com toque ainda leve porém com maior sustentação, devido a espessura ser um pouco mais acentuada que nas Super Lights aqui temos bordões mais presentes e agudos um pouco menos acentuados, sua numeração passa a ser 010. Aqui encontramos as medidas no padrão partindo da 1ª até a 6ª corda: .010, .017, .026, .036, .046.

Cordas padrão 010  







Média: Sua numeração passa a ser 011. A partir desse tipo de tensão a sustentação se torna mais emblemática a sonoridade torna-se mais encorpada, os agudos tornam-se aveludados devido a espessura ser maior proporcionando menos ataque e mais tempo de vibração do encordoamento. Os bordões deste tipo de encordoamento proporcionam peso, utilizados inclusive para quem deseja usar afinação 1 tom abaixo (Afinação em D) da padrão. Começando da 1ª até a 6ª temos: .011, .014, .018, .028, .038, .048.

Cordas padrão 011

 







Depois dos encordoamentos tipo Médio, temos os tipos Pesado e Híbrido. Estes e as outras características estarão disponíveis em um próximo post.

Comentários (0)

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim continuar trazendo conteúdos bacanas.