Série: Pergunte ao Luthier #3 - Como limpar o instrumento? (Parte 2)

Postado por GuitarZin Luthier | Marcadores: ,

Depois de sabermos qual o tipo específico de acabamento que nosso instrumento tem, partimos agora para as dicas básicas de limpeza.

Limpeza Inicial:

  • Devemos inicialmente limpar o instrumento com flanela de microfibra. Friso o uso da flanela de microfibra pois ela não riscará seu instrumento no processo de limpeza;
  • Se não tiver no momento uma flanela de microfibra, poderá usar inicialmente algodão ou estopa;
  • Esse procedimento será igual para praticamente todos os tipos de acabamento e tem como objetivo remover impurezas da superfície do instrumento a fim de que os mesmos detritos não ocasionem em riscos e hologramas desnecessários em seu instrumento musical;

Verniz Brilho: Após o procedimento acima, podemos utilizar alguns produtos no mercado para esse fim. LEMBRANDO que aqui queremos abrir brilho e não o contrário. Existem vários produtos, irei citar um que utilizo aqui na luthieria para esse fim. Utilizo o Guitar Polish da Fender.

O Procedimento é bem simples: Feito a limpeza do pó e detritos anteriormente, basta borrifar o produto sobre a área que iremos limpar e passar a flanela de microfibra em movimentos circulares. Lembrando que não há necessidade de pressionar forte a flanela, deixe-a deslizar com o mínimo de pressão possível para que não ocorram riscos no instrumento. Feito este procedimento vira-se o outro lado da flanela e retiramos assim o produto abrindo brilho intenso.
 
Verniz Fosco/Acetinado: Este tipo de verniz requer um pouco de atenção, pois qualquer descuido poderá ocasionar manchas irreparáveis nesse tipo de verniz.
A minha orientação seria: Inicialmente usar um pincel para retirar partículas de pó do instrumento e em seguida utilizar um pano macio com álcool para limpeza.
NÃO RECOMENDO EM HIPÓTESE ALGUMA o uso de lustra móveis. O Lustra móveis poderá deixar uma fragrância agradável de imediato mas por possuir geralmente silicone em sua composição poderá manchar o acabamento do instrumento.


Verniz Nitrocelulose: Este tipo de verniz requer bastante atenção, pois existem produtos muito específicos para esse tipo de acabamento. Se utilizarem o polidor da Fender, poderá ocorrer esbranquiçados com o tempo. Recomendo utilizarem produto específico para esse tipo de acabamento. Utilizo o ONE da Music Nomad para esse fim, mas existem outros no mercado muito bons também.

Bom pessoal, espero de coração que essas dicas ajudem a manter o instrumento em dia.

Comentários (0)

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim continuar trazendo conteúdos bacanas.