Série: Pergunte ao Luthier #0 - Guardar o instrumento afinado ou soltar as cordas: eis a questão?

Postado por GuitarZin Luthier | Marcadores: , ,

Uma dúvida que perturba bastante quem gosta de cuidar bem de seu instrumento.
Há um tempo atuando como luthier na cidade, me deparei com variados casos de braço desregulado.
Após o conserto, orientamos todos os clientes de como armazenar o instrumento e os cuidados necessários para que o instrumento não venha a apresentar novamente o problema.

Aqui na cidade, mais precisamente no estado (Rio Grande do Sul) onde atuamos, temos bastante diferença de temperaturas. Nosso clima subtropical úmido requer cuidados redobrados com instrumentos musicais, principalmente instrumentos de cordas.

Para entendimento de todos vamos relembrar os primórdios dos violões aqui no Brasil.
Antigamente os violões não eram fabricados com o tensor no braço, isso por si nesta ocasião o cuidado com instrumento requeria atenção. Já que havia ausência do tensor, eramos obrigados a desafinar o instrumento após tocar para que o braço não sofresse desalinhamento por tensão das cordas e/ou empenasse. 
Atualmente praticamente todos instrumentos vem com tensor instalado no braço do instrumento para que, com ajuste adequado feito por profissional, o braço não sofra alteração devido a tensão contrária das cordas sobre ele.

Então respondendo a dúvida mortal da postagem:

Instrumentos Sem Tensor: Guardar em local que não tenha excesso de temperatura, seco, arejado e com as cordas soltas.

Instrumentos que possuem tensor: Guardar o instrumento afinado e em local seco, sem excesso de temperatura e arejado.

👉 Dica importante: Sempre guardar o instrumento com as cordas para baixo se for guardado em case. se for em capa/bag guarda-lo de preferencia em pé com as cordas viradas para a parede. 


Lembrando que esta é uma dica para contribuir nos cuidados de armazenagem do instrumento para que não empene mas recomendamos que o instrumento seja revisado periodicamente e qualquer alteração no nivelamento do braço efetue manutenção com profissional de sua confiança.

Comentários (0)

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim continuar trazendo conteúdos bacanas.